Google

24 março 2007

Toba do Tatu no BarCamp SP



Diretamente do BarCamp São Paulo, nossa reportagem faz uma cobertura totalmente imparcial dos principais acontecimentos deste evento.

Pô, pensem comigo: se tem "bar", coisa ruim não pode ser, né não?

Antes de mais nada, foi necessário fazer todo um ritual de "aquecimento para o barcamp", pois não poderíamos chegar lá de estômago vazio. Afinal, tudo indica que o evento rolará até umas 18hs...

Por se tratar de um evento de classe, com a presença do que temos de melhor na elite da blogosfera tupiniquim, tratei de me aquecer com classe, para não fazer feio mais tarde. Nada melhor para isso do que a boa e velha combinação de um bom whisky (Função tecla SAP: uísque) com um bom charuto cubano. Até aí tudo bem, mas eu precisava beliscar algo, pois meu estômago estava quase dando eco de tão vazio. Apelei, então, para o que estava mais próximo no momento: este delicioso e simpático pacote de biscoito água e sal. Combinação perfeita... melhor, impossível!


Depois de mandar tudo pra dentro, chegou a hora de partir. Arrumei as coisas e segui em direção à Avenida Paulista, no número 900, também conhecido como "Prédio da Faculdade Cásper Líbero". O lugar foi fácil de achar, mas o estacionamento fica camuflado, portanto precisei dar 2 voltas na quadra para achá-lo. O importante foi achar!

Chegando lá, entrei em 3 prédios diferentes, até descobrir o certo. Tá bom, deve fazer parte da brincadeira. na verdade, os 3 prédios davam acesso ao mesmo lugar, mas como era um evento especial, e por ser um sábado, somente uma entrada era permitida. Só depois que eu vi que existiam algumas plaquinhas barcamp no caminho certo... e não é que são organizados mesmo? :)

Depois de dar o meu precioso nome para uma mocinha da recepção, ela pediu licensa e colou uma etiqueta em mim. Caracas... isso é o que que eu chamo de "web 2.0 aplicada a pessoas", mal cheguei no lugar e já ganhei uma TAG. Isso me fez entender mais sobre esse lance todo de folksonomy. Rooox!

Assistimos a uma palestra de abertura, e após isso, é nóis... tá tudo liberado. Era só preencher num mural o que vc queria falar e em que sala. Vejam um pedaço do mural:



Hum... palestras até que interessantes... mas meu instinto me dizia para não me contentar, eu precisava de algo mais. Procurando mais um pouco, tchanam! Era DISSO que eu estava falando! A propósito, quanto tempo falta para 17:30?


Das palestras, o que posso dizer é que eu descobri qual o grande segredo deste tipo de evento, observem linha de raciocínio (prometo ir bem devagarinho, tá meu bem?)

  • Cada um dos participantes de uma palestra que eu assisti se apresentou e falou "porque" estava lá. É unânime: todos querem saber "o que está rolando".
  • Oras, assim ficou fácil. Podemos concluir que: O que está rolando, é que a galera está toda preocupada em querer saber o que está rolando. Ponto final. Podemos pular o resto e partir para a palestra das 17:30?

Brincadeiras à parte (afina, o evento merece), os organizadores do barcamp estão de parabéns. A iniciativa é fantástica e, pelo que percebi com a galera que lá estava, todo mundo estava gostando. Senti algumas pessoas perdidas, meio sem saber para onde ir, pois várias coisas aconteciam ao mesmo tempo, e não tinha um aviso nem nada, a galera ia pra sala e conversava. Então, era preciso ficar esperto com a movimentação da galera para saber pra onde ir. Gostei muito das discussões que eu participei, apesar de eu não ter efetivamente "participado" de nenhuma (fui um voraz ouvinte), mas voltei com o meu caderninho de anotações repleto de informações... idéias, projetos, dicas e contatos :)

Para vocês terem idéia da grandiosidade deste evento, ele conseguiu juntar, em uma mesma sala, os responsáveis pelos seguintes sites/blogs: Interney.net, Cocadaboa, Digital Minds, Wasabi, Morróida, Via6, Techbits, GoBits e Oitopassos, juntamente com o representante de nosso site, também conhecido como "este que vos fala escreve".

Ainda não posso abrir em detalhes o real motivo que me levou a este evento, porém, posso deixar claro para todos que: Nós, do Toba, queremos dominar o mundo. Inclusive vamos lançar uma enquete sobre uma nova proposta de logotipo para o site, o que acham? Adoro tudo o que é inovador!! hehehe

Até que rolou uma paradinha legal por lá, durante o dia. Inclusive vou aproveitar este momento para fazer um comunicado para alguém:

Querido Papai Noel,

Sei que o Natal está longe, e que eu não tenho ajudado muito nos últimos tempos, mas eu prometo que a partir de amanhã primeiro de abril eu vou me comportar.

Só peço que o Sr. não esqueça que, por dentro, ainda sou uma criança. E uma criança daquelas bem chatas, saca? Mas sou criança. Então acredito que mereça.

Então, pode ir encomendando o meu OLPC aí, porque se você aparecer aqui no Natal com alguma outra coisa, você tá fudido, seu veio carçudo.

Para que o sr. não se confunda, segue uma foto.



Sem mais,
Seu amigo.

Sério mesmo, tinha um cara com um OLPC, daquele lance de "One Laptop Per Children" (Tecla Sap: Um laptop por criança). Sei lá qual a diferença desta merda para o Laptop de U$100,00 , mas sei que deve ter alguma. Também, se não tiver, ema ema.

Algo que eu gostei bastante neste evento foi da convergência das tribos. Vi gente de todos os estilos. Nerds, Geeks, Alternativos... puts, quanta redundância! Mas, falando sério, tinha até uma galera do Metal por ali. Pessoas que geralmente não se entrosam com a galera, porém estavam ali, cumprindo o seu papel para com a sociedade. Não pude deixar de registrar.


Com isso, encerro esta minha participação por aqui no dia de hoje, Sábado, dia 24/03/2007, direto do BarCamp São Paulo Fashion Week.

Até a próxima, galera
Agente secreto do Toba

Um comentário:

Macarena Garcia disse...

Oi pessoal

BarCampSP está de volta!

A maior desconferência do mundo, regressa com uma nova edição local em São Paulo.

São Paulo, 18 de novembro de 2013.- Com o desejo de compartilhar ideias, pontos de vista e aprender coisas novas em uma reunião informal, aberta e sem fins lucrativos, no sábado 14 de dezembro das 10 às 18hs, na sede da Pontifica Universidade Catolica de São Paulo localizada na Rua Marquês de Paranaguá, 111, Bela Vista, se realizará uma nova edição do BarCamp São Paulo.
Para assistir é só confirmar assistença no evento do Facebook (http://goo.gl/WMCYto) ou no MeetUp (http://goo.gl/8ylUt4).
BarCamp é uma rede de eventos internacionais criados em torno de um modelo de desconferência e com um interesse em comum: a colaboração. Esse modelo tem sido usado para articular pessoas ao redor do mundo desde 2005, quando foi proposto pela primeira vez nos Estados Unidos.
Chegou ao Brasil em setembro de 2006, com a sua primeira edição realizada em Florianópolis e já foi realizado em São Paulo na Casper Líbero em 2007. Neste ano, a proposta é retornar a cena independente e colaborativa a partir de uma nova edição em São Paulo.
O evento é uma experiência de evento emergente, no qual os indivíduos presentes se organizam e realizam as atividades sem a necessidade de uma ordem ou direção previamente estabelecida.
Não há lista de palestrantes, nem programação fechada. Os participantes devem se inscrever previamente e podem reservar uma sala para fazer uma apresentação, demonstrar o projeto em que estão trabalhando, ou fazer parte ativa das discussões dos cantos do evento.
Pode ser de qualquer temática: Tecnologia, Música, Arte, Culinária, Engenharia, Design, Comunicação, Mobilidade Social, Desenvolvimento, Moda, Sustentabilidade, Programação, Social media, Gamming e mais.
Os BarCampeiros podem dar a palestra que gostem, no horário que gostem e na sala que gostem. Só tem que chegar cedo e anotar na lousa o tema desejado. O evento começa às 10 horas. As pessoas dispostas a palestrar são os primeiros a encher a lousa e em menos de 10 minutos a programação fecha-se magicamente.
Logo se passa a uma pequena apresentação para fazer o kick-off do BarCamp e começar oficialmente. Os demais começam a se separar e assistir as palestras que mais se interessaram.

Sobre BarCampSP:
É um evento internacional formado em torno de um modelo de conferência, geralmente referenciado com desconferência e com um interesse em comum: a colaboração. Tem a Missão de fomentar as ideias e a vontade de colaborar entre as pessoas que residem em São Paulo.
Mais informações:
Web: http://barcampsp.com.br
MeetUp: http://www.meetup.com/BarCamp-Sao-Paulo-2013-PUC-Consolacao/events/151052992/
Facebook: http://www.facebook.com/barcampsp
Twitter: http://www.twitter.com/barcampsp
Email: barcampsp@gmail.com

Não deixe de ler também: