Google

27 dezembro 2006

Do tosco mais tosco que o tosco na unha do dunha que coço o cuca unha

Augusto's Page
um dos maiores sites pessoais do Brasil, em termos de conteúdo próprio! Aqui você não encontra textos copiados de outros sites ou meras relações de links. Em compensação,
aqui você encontra conteúdo! Confira abaixo.


As revistas de informática são coniventes?

São, no mínimo, omissas. Em quase todos textos e artigos sobre "como fazer uma home-page" nada falam sobre direitos autorais.
Uma importante revista brasileira de informática publicou em dezembro de 96 reportagem sobre softwares criadores de documentos HTML. A reportagem afirmava logo no começo que "23% dos usuários web já criaram uma página - só falta você". Veja partes da carta que escrevi para a editora da revista:

Bem, creio que o fato de alguém gostar de ler um livro não quer dizer que esse alguém deva escrever seu próprio livro. Não sei se é boa idéia encorajar as pessoas a criarem documentos web. Tecnicamente, é fácil fazer um site, mas os aspectos relativos à questão da ética, aos direitos autorais e à confiabilidade das informações raramente são considerados.
Para muitos, por exemplo, fazer uma página web sobre turismo significa simplesmente copiar o texto feito por algum órgão oficial e escanear alguns cartões postais. No final, quem copiou apresenta textos e fotos como se fosse o autor dos mesmos, e a ética e os direitos autorais ficam a mandar lembranças...
Além disso, em outra parte da reportagem fala-se que "em 5 minutos dá para criar sites capazes de envergonhar muitos por aí". Assim, é enfatizada a apresentação estética, em detrimento do conteúdo e da utilidade. Qualquer um faz uma home-page mais bonita que a do AltaVista, mas e daí? Home-page é mais que um monte de gifs animados, frames e coisas do gênero. A web corre o risco de se tornar algo cheio de coisas muito belas, mas onde fique cada vez mais difícil separar o joio do trigo, o confiável do duvidoso.
... Tão importante quanto a questão legal é a questão da ÉTICA na internet. Para mim, uma página pornográfica é bem menos indecente do que uma página em que alguém se apresenta como autor do texto e da foto alheias....


Alguns prós e contras da Internet

(na opinião do autor desta página)

Por um lado...
Por outro lado...

Não te julgam pela aparência. A cor da sua pele não importa, tampouco o fato de você se vestir bem ou não (aliás, a Internet é um dos poucos locais livres do terno e gravata)...

...muitos julgam sua página pela aparência, ou seja, não pelo conteúdo da mesma, mas pelo seu embonecamento (GIFs animadas, wallpapers, etc)

Você pode entrar na Internet sem fazer nenhum exame prévio...

...pessoas com sérios problemas mentais também podem entrar, bem como crianças ainda sem muita noção de certo e errado. Em suma, qualquer um pode entrar.

Você encontra muita informação de primeira qualidade, e totalmente gratuita...

...você encontra muita informação errada, inclusive em sites governamentais.
(Exemplo 1)

...muitas das fotos e dos textos são colocados sem autorização de seus autores: a Internet é repleta de sites que violam direitos autorais. Alguns inclusive plagiam textos e fotos de outros sites da própria Internet.
(Exemplo 2)

...você muitas vezes não conseguirá achar esta informação, perdida no meio de tantas páginas ruins e/ou inúteis que a Internet contém.
(Exemplo 3)


Nenhum comentário:

Não deixe de ler também: